Notícias

16 Fevereiro 2024 GIAF / OUT

ERP GIAF - NEW FEATURES & IMPROVEMENTS

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06 Dezembro 2021 GIAF / LG

Atualização legal sobre o tema Faturação para 2022

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05 Março 2021 GIAF / OUT

GIAF col.bi é uma nova oferta GIAF

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12 Outubro 2020 MYGIAF / MOBILE

Inovamos: myGIAF + App Mobile

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2017 - Indra

ERP GIAF - NEW FEATURES & IMPROVEMENTS

16 Fevereiro 2024 GIAF / OUT

Apresentação da oferta mais recente, resultado da evolução funcional e tecnológica do GIAF.

Consulte o anexo com a nossa proposta.

ERP GIAF new features Improvements.pdf (2896163 bytes)

Atualização legal sobre o tema Faturação para 2022

06 Dezembro 2021 GIAF / LG


  1. Despacho SEAAF n.º 351/2021-XXII, de 10/11


    1. ATCUD: em 2022 fica suspensa, quanto à comunicação de séries e à obrigação de aposição do código único de documento (ATCUD), a obrigatoriedade do disposto no n.º 3 do artigo 7.º e no artigo 35.º do Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro, na sua redação atual, sendo a aposição do ATCUD em todas as faturas e outros documentos fiscalmente relevantes considerada facultativa;

    2. Fatura Eletrónica: até 30 de Junho de 2022 devem ser aceites faturas em PDF, as quais são consideradas faturas eletrónicas para todos os efeitos previstos na legislação fiscal;

    3. Inventários: A estrutura do ficheiro através do qual deve ser efetuada à Autoridade Tributária e Aduaneira a comunicação dos inventários, aprovada pela Portaria n.º 126/2019, de 02 de maio, entra apenas em vigor para as comunicações de inventários relativas a 2022 a efetuar até 31 de janeiro de 2023;

      https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/destaques/Paginas/Despacho_SEAAF_351_2021_XXII.aspx



  2. Relativamente ao QR Code, tendo sido uma obrigação fiscal com caráter facultativa ao longo de 2021, passará a ser obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2022, pelo que agradecemos que contatem a Minsait o quanto antes caso esta implementação ainda não tenha sido efetuada.

GIAF col.bi é uma nova oferta GIAF

05 Março 2021 GIAF / OUT

O GIAF col.bi é uma nova oferta GIAF, que é disponibilizada na cloud e integra nativamente o motor col.bi no GIAF. Esta solução actua nos ficheiros SAFT produzidos pelo GIAF, e que actualmente tem implementadas as seguintes validações:

  1. Contabilidade:
    1. Contas com saldo divergente da sua natureza (saldos de abertura, antes e após apuramento);
    2. Incongruência da estrutura do balanço (hierarquia e classificação da conta);
    3. divergência entre saldos devedor e credor da conta e saldos esperados;
    4. Incoerência entre saldo final e saldo inicial (conta) mais os movimentos do período nas contas de movimento;
    5. Incongruências entre datas do movimento e data de exportação do ficheiro;
    6. Erro e sugestão no mapeamento das taxonomias (de acordo com as tabelas de taxonomia da portaria);
  2. Faturação:
    1. Identificação de documentos comerciais não sequenciados cronologicamente;
    2. Detecção de códigos de IVA diferentes aplicados ao mesmo produto
    3. Facturas emitidas após 7 dias da data de entrega/prestação serviço;
    4. Documentos comerciais com saldo divergente da sua natureza (factura com saldo devedor);
    5. Documentos rectificativos sem referência às facturas;
    6. Divergências nos cálculos dos documentos comerciais (total do documento vs cálculo preço unitário, quantidades e taxas IVA);

GIAF_Colbi_v06.pptx (631135 bytes)

Inovamos: myGIAF + App Mobile

12 Outubro 2020 MYGIAF / MOBILE

Com uma Nova Imagem, altamente configurável para uma imagem corporativa, user-friendly, responsive e desenvolvido com tecnologia de ponta apresentamos um novo myGIAF.

Repensamos os processos e melhoramos os fluxos de informação.

A solução é complementada com a APP Mobile, desenhada a pensar no acesso à informação em qualquer sítio a partir do seu dispositivo móvel.

Assista ao vídeo https://youtu.be/4aWsyitCNBo para mais informação.

Consulte o anexo com o nosso flyer do Portal myGIAF.

Portal myGIAF.pdf (305805 bytes)

Medida de prevenção à COVID-19 - Gestão de Acessos e Ocupação de Espaços

09 Junho 2020 GIAF / OUT

Visão Global

As empresas enfrentam o desafio criado pela crise da COVID 19 em mitigar os riscos inerentes ao contágio nos escritórios.

Surge assim a necessidade de controlar a ocupação de espaços no escritório e reduzir a probabilidade de entrada de pessoas infetadas.

A nossa solução visa a implementação de um sistema que permite fazer a leitura anónima de temperatura, o reconhecimento facial palma da mão sem efetuar contacto com equipamentos, e o controlo de entradas e saídas do escritório, de forma a obter em tempo real a ocupação dos espaços predefinidos.

Consulte mais detalhes no nosso document em anexo!!!

Caso tenha interesse na nossa solução, entre em contacto.

myGIAF_Gestao_Acessos_Ocupacao_Espacos_vJunho20.pdf (847433 bytes)

GIAF.Suporte - Alteração de Email

03 Abril 2020 GIAF / OUT

Informamos que o email do GIAF Suporte alterou para:

giafsuporte@minsait.com

Atualize os seus contactos!

GIAF.Suporte

Promulgação do Orçamento 2020, já está preparado?

02 Abril 2020 GIAF / FI

Dicas dos principais passos a efetuar no GIAF:
- Eliminar orçamento integrado no Controlo do Plano
- Eliminar as alterações orçamentais registadas em 2020
- Suprimir o orçamento atual
- Preparar o novo orçamento no excel e importar o novo orçamento
- Integração do novo orçamento 2020 no Controlo Plano
- Emissão de mapas para validar as combinações e registo das alterações orçamentais, para cobrir a execução existente

Consulte o nosso guia prático!!!

Caso tenha interesse no apoio remoto deste serviço, deixe o seu contacto.

Guia para carregamento Orçamento_v1.pdf (1397522 bytes)

Medida de prevenção à COVID-19 com o módulo de Gestão de Assiduidade

16 Março 2020 MYGIAF / ASSIDUIDADE

Consciente do momento que estamos a atravessar, a Minsait disponibilizou aos clientes que têm o módulo Gestão de Assiduidade, sem encargos adicionais e de forma concertada, a possibilidade de registo de picagens sem interação direta com os terminais de registo de picagens.

Esta funcionalidade permite o registo de assiduidade de qualquer colaborador, de forma autónoma e em qualquer lugar.

Se pretender saber mais sobre a nossa solução e as opções que temos para si, deixe o seu contacto.

ERP GIAF - NEW FEATURES & IMPROVEMENTS

28 Março 2019 GIAF / OUT

O ERP GIAF cresceu com um conjunto de novas soluções que o complementam, e que respondem às necessidades sentidas especificamente pelos nossos clientes, mas também pelo mercado.
Mas as novidades não ficam por aqui. Está em marcha a reformulação de um novo ERP GIAF, com uma nova arquitetura tecnológica e uma reformulação funcional.

Caso tenha interesse nalguma das soluções apresentadas contacte-nos para uma apresentação mais detalhada.

ERP GIAF new features & improvements_27mar19.pdf (1270982 bytes)

ERP GIAF - DESMATERIALIZAÇÃO DOCUMENTAL E FATURAÇÃO ELETRÓNICA

28 Março 2019 GIAF / OUT

Desmaterialização documental e faturação eletrónica:

- Assinatura digital de documentos para suprimir a impressão de papel;
- Receção de Documentos de Fornecedores;
- Envio de documentos a clientes;
- Biblioteca Digital para arquivo e pesquisa de documentos;
- Faturação eletrónica.

Caso tenha interesse nalguma das soluções apresentadas contacte-nos para uma apresentação mais detalhada.

ERP GIAF Desmaterialização Documental & Faturação Eletrónica_27mar19.pdf (914747 bytes)

BUSINESS ANALYTICS - Suite iBIsmart

28 Março 2019 BI / BI Geral

SuiteiBIsmart

- É a oferta da Indra-Minsaitpara a capitalizaçãoeficiente de volume de dados e sua transformaçãoem informaçãopara apoioà gestão.

- A solução tem acompanhadoa evolução constante da tecnologia, do mercado e as necessidades dos nossos clientes, assim como a disponibilização de novostemas funcionais.

- A suite iBIsmart integradiferentes módulos, entre os quais Financial&Economic, RecursosHumanosque já possuem conetorespara dados do ERP GIAF.


Convidamos os nossos clientes a descobrir a suite iBIsmart nos próximos slides.

Business Analytics - Suite iBIsmart - 27mar19.pdf (4737970 bytes)

Solução ERP GIAF

01 Fevereiro 2018 GIAF / OUT

O GIAF é uma solução assente sobre um ERP modular desenvolvido ao longo dos últimos 15 anos em conjunto com diversos clientes da Indra.

Suporta a modulação e automatização dos processos financeiros, logísticos e de recursos humanos de qualquer organização.

GIAF-ApresentaçãoGlobal-20121211.pdf (669198 bytes)

Solução myGIAF

01 Fevereiro 2018 MYGIAF / OUT

O myGIAF é uma aplicação informática baseada numa lógica de Self Service, estando orientada aos colaboradores das organizações;

- É utilizado via browser na rede privada ou na Internet, estando suportada na base de dados que serve o ERP das organizações, permitindo o acesso em qualquer momento, desde qualquer lugar, à informação relevante contida no ERP e a participação directa dos colaboradores nos principais processos de negócio;

- É uma nova abordagem ao ERP uma vez que complementa as funcionalidades já existentes com o recurso a novas possibilidades do ponto de vista da tecnologia.

- Dispõe de um interface amigável e intuitivo o que permite a rápida disseminação pela comunidade de utilizadores;

Brochura.myGIAF.2013.pdf (10385727 bytes)

Solução iBIsmartGIAF

01 Fevereiro 2018 Business Intelligence / iBIsmartGIAF

A solução de business intelligence iBIsmartGiaf está integrada com o ERP GIAF e disponibiliza automaticamente informação de gestão das áreas Financeira e de Recursos Humanos.
A duração de implementação poderá variar entre 1 e 1,5 meses. A solução está disponível em modelo on-premise e em modelo cloud.

Consulte o flyer da solução mais abaixo, nos "Documentos Anexos", para conhecer em detalhe o que poderá obter com a implementação desta solução.
Solicite uma demonstração, contactando o seu gestor de conta ou via endereço de e-mail bi_Portugal@indracompany.com.

iBIsmartGiaf_Low.pdf (860840 bytes)

CCP 2018

24 Janeiro 2018 GIAF / OUT

A fatura eletrónica de acordo com os requisitos do novo código de contratação pública (CCP) 2018.

O Novo Código da Contratação Pública obriga que para todos os procedimentos de contratação pública iniciados em 2018, os fornecedores faturem os produtos e serviços exclusivamente em fatura eletrónica.
O Estado e Empresas Públicas e os fornecedores que vendem para estas entidades, são obrigados doravante a enviar a fatura eletrónica.
Tal implica que haja a capacidade de faturar eletronicamente pelos fornecedores bem como que haja capacidade de as receber eletronicamente por parte das Entidades Públicas Contratantes.

A Indra está a apoiar em inúmeros Países as várias iniciativas estatais de dinamização da modernização administrativa, escritório sem papel, gestão e intercâmbio eletrónico de documentos em que se inclui a fatura eletrónica.

Presente no mercado em Portugal há 28 anos, a Indra, um líder no mercado de intercâmbio eletrónico documental em Portugal, disponibiliza soluções para implementação inhouse ou em Cloud ajustadas às necessidades do Novo CCP e organizativas de cada entidade.

Para mais informação por favor contacte-nos ¿¿

RGPD - Are you ready?

20 Junho 2017 GIAF / OUT

O novo Regulamento Europeu de Proteção de Dados Pessoais (EU 2016/679) foi publicado em 24/05/2016 e será aplicado em toda a União Europeia a partir de 25/05/2018.

A Indra encontra-se disponível para auxiliar os seus clientes GIAF, através da disponibilização das alterações ao produto GIAF e serviços de consultoria para apoio em cada uma das fases do processo de implementação.

O documento GIAF_RGPD.pdf foi disponibilizado na área de Downloads do GIAF.Suporte e pretende apresentar a abordagem do GIAF face ao novo Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Neste documento são identificadas as medidas com impacto no GIAF e o plano de implementação previsto.

Atenciosamente,
Equipa GIAF.Suporte.

NOVA VERSÃO GIAF

01 Junho 2015 GIAF / OUT

A Indra lançou no início deste mês de junho, a versão GIAF.v2015 do seu ERP.
Consultar o documento em anexo, para mais informações.

GIAF_flyer_2015.pdf (575146 bytes)

Novas Formas de Explorar Oracle Forms

11 Maio 2015 GIAF / OUT

Recentemente, a Oracle anunciou que está a estudar novas formas de exploração das aplicações desenvolvidas em ¿Oracle Forms¿. Pretendem permitir que sejam os administradores de sistemas a escolherem se a aplicação será explorada através de um web browser (utilizando Java Plugins) ou nativamente no computador usando diretamente java. Esta última opção, tem como objetivo evitar a dependência das aplicações Oracle Forms, de browsers e Java Plugins, o que permitirá mitigar diversas preocupações relacionadas com a compatibilidade e disponibilidade destas componentes.

A Indra acompanhará de próximo todos os desenvolvimentos e novidades sobre esta matéria, para que dessa forma se possam criar mais alternativas tecnológicas de exploração do nosso ERP GIAF, nomeadamente a necessidade de ultrapassar a anunciada incompatibilidade entre o Google Chrome e Java Plugins. Esta medida da Google terá um carácter definitivo a partir de Setembro de 2015, pelo que os updates ao Chrome realizados a partir dessa data, inviabilizarão a utilização do ERP GIAF nessa plataforma. Poderão consultar mais informações nos seguintes links:

http://blog.chromium.org/2014/11/the-final-countdown-for-npapi.html
https://java.com/en/download/faq/chrome.xml

Indra lança a Solução iBIsmartGIAF

21 Outubro 2014 Business Intelligence / iBIsmartGIAF

A solução de business intelligence iBIsmartGiaf está integrada com o ERP GIAF e disponibiliza automaticamente informação de gestão das áreas Financeira e de Recursos Humanos.
A duração de implementação poderá variar entre 1 e 1,5 meses. A solução está disponível em modelo on-premise e em modelo cloud.

Consulte o flyer da solução mais abaixo, nos "Documentos Anexos", para conhecer em detalhe o que poderá obter com a implementação desta solução.
Solicite uma demonstração, contactando o seu gestor de conta ou via endereço de e-mail bi_Portugal@indracompany.com.

iBIsmartGiaf_Low.pdf (860840 bytes)

SEPA - Período Adicional de Migração

27 Janeiro 2014 GIAF / OUT

De acordo com a informação fornecida pelo BdP no passado dia 22 de janeiro de 2014, a Comissão Europeia adotou, no passado dia 9 de janeiro, uma proposta de alteração ao Regulamento (UE) n.º 260/2012 para introduzir um período adicional de seis meses de migração para a Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA).

Com esta alteração, os prestadores de serviços de pagamento poderão continuar a processar pagamentos em euros em formatos diferentes dos requeridos para a SEPA até 1 de agosto de 2014.

http://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoEurosistema/ComunicadoseNotasdeInformacao/Paginas/combp20140122.aspx

Lei n.º 68/2013

20 Setembro 2013 MYGIAF / ASSIDUIDADE

Lei n.º 68/2013 - Alteração de Duração de Período Normal de Trabalho

Alertam-se os nossos clientes que, na sequência da imposição legal resultante da Lei 68/2013 de 29 de Agosto de 2013 para a administração pública (Duração do Período Normal de Trabalho), a equipa do GIAF procedeu a uma análise de impacto desta lei no módulo de Assiduidade da aplicação myGIAF.

Como consequência, produzimos e disponibilizamos na área de downloads do GIAF.Suporte, um documento que, para além dos referidos impactos, evidencia as necessidades de alterações e novas parametrizações sobre a componente de horários diários e semanais.

Adicionalmente, apresentam-se também as tarefas que podem ser realizadas pela Indra, mediante solicitação expressa através do canal GIAF.Suporte, para auxiliar as ações de configuração de sistema.

Agradecemos a vossa melhor atenção, e que possam endereçar as vossas dúvidas ou solicitações através deste canal.

Geração da Declaração Periódica do IVA (Portaria nº 255/2013)

20 Setembro 2013 GIAF / FI

A portaria 255/2013 veio acrescentar ao modelo de declaração periódica do IVA dois novos anexos de informação justificativa do conteúdo dos campos 40 e 41 relativos a regularizações de IVA a favor do sujeito passivo ou do Estado, efetuadas no período de imposto reportado, contemplando também as regularizações realizadas no âmbito do novo regime de créditos em cobrança duvidosa ou incobráveis (novos artigos 78-A a 78-D do CIVA).

Tendo em consideração que a informação necessária à produção dos referidos anexos, nomeadamente, a identificação do NIF da entidade envolvida, e os valores de base tributável e de IVA dos documentos que deram origem à regularização, não serão todos eles possíveis de obter, não existem condições de preencher de forma automática os referidos anexos.

Contudo, existe a possibilidade de serem emitidas listagens de suporte ao preenchimento destes dados, recorrendo nomeadamente à listagem de movimentos por código de operação do IVA que permitirá identificar os movimentos realizados no período de referência, por códigos de operação de IVA de regularizações, e mais facilmente preencher a restante informação do mapa (como por exemplo as relativas ao artigo n.º 78 n.º 2 e 3 do CIVA).

Está já disponível para download a alteração ao ecrã de geração de ficheiro da DPIVA, com o novo código de registo no rodapé do ficheiro.

Comunicação de Documentos de Transporte

03 Julho 2013 GIAF / LG

Na sequência das comunicações realizadas anteriormente, por este e outros canais, gostaríamos de indicar aos nossos clientes que, não obstante a não obrigatoriedade legal da comunicação online dos documentos emitidos até 15 de outubro de 2013, e a instabilidade do sistema da AT, encetamos desde da última semana do mês de junho, e conforme o nosso plano original, o processo de disponibilização do software que permite a comunicação dos documentos de transporte via ficheiro SAF-T ou webservice, através do GIAF.

Apesar de algum tuning desta componente, que fomos obrigados a realizar no decurso deste processo, e de outras correções, adaptações e esclarecimentos técnico-funcionais que se venham a verificar necessárias, solicitamos aos nossos clientes a instalação e validação do processo, para que se possa atempadamente aferir a adequabilidade do mesmo.

Alertamos para que os mecanismos possam ocorrer com sucesso, é necessário o registo prévio da entidade junto da AT e configurações técnicas na infraestrutura de comunicações da rede dos clientes.

Todas as evoluções a este processo, continuarão a ser comunicadas via GIAF.Suporte, pelo que agradecemos desde já o vosso feedback pelo mesmo canal.

Lei nº 39/2013 de 21/06

03 Julho 2013 GIAF / RH

Lei nº 39/2013 de 21/06 (Subsidio de Férias - Função Pública)

Na sequência da publicação, em 21 de junho, da lei nº 39/2013 relativa ao pagamento de subsidio de férias a funcionários públicos, disponibilizamos hoje na área de dowloads do GIAF.Suporte, um documento que explicita o conteúdo preconizado por esta alteração legislativa, assim como, o impacto que terá no módulo de Recursos Humanos (Pessoal e Vencimentos) do GIAF. Resumidamente, este documento regula a reposição em 2013, do Subsídio de Férias para os trabalhadores públicos, aposentados, reformados e demais pensionistas.

Neste contexto, interessa-nos alertar os nossos clientes que esta atualização de software implica modificações em componentes "core" do módulo de Recursos Humanos do GIAF (processamento e fecho do Mês). Uma vez que se trata de uma alteração delicada, optamos por uma distribuição do software mais "controlada" (sem download via GIAF.Suporte), de maneira a ser possível aferirmos previamente os impactos da alteração em cada cliente, de forma individualizada.

Assim, alertamos que caso pretendam a disponibilização destes desenvolvimentos, deverão criar um pedido, com esta solicitação no GIAF.Suporte. A instalação das alterações poderá ser realizada de forma autónoma por parte do cliente, com base no Manual de Instalação, que será disponibilizado no pedido juntamente com o software a instalar.

Se existirem mais informações relevantes sobre este processo, serão comunicadas oportunamente via GIAF.Suporte.

Guias de Transporte: Comunicado da AT

28 Junho 2013 GIAF / LG

NOTA À IMPRENSA

"O sistema de comunicação electrónica dos documentos de transporte entra em vigor no próximo dia 1 de julho. É um sistema inovador que visa, por um lado, simplificar a vida às empresas e, por outro, combater a evasão fiscal e circulação clandestina de mercadorias. Para facilitar a adaptação gradual das empresas ao novo regime, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais determinou que até ao dia 15 de outubro não serão aplicadas quaisquer sanções no caso de ausência de comunicação electrónica prévia dos documentos de transporte, desde que a comunicação esteja regularizada até àquela data.¿

ACT - Controlo Emissão Faturas e Documentos de Transporte

19 Junho 2013 GIAF / LG

No decorrer do acompanhamento que a Indra tem vindo a fazer sobre este tema, disponibilizamos hoje nova atualização ao documento descritivo das medidas em curso por parte da Indra, salientando o processo de atualização de software para emissão de documentos de transporte.

Continuamos a acompanhar este assunto, e transmitiremos mais informação através do GIAF.Suporte.

Dec_Lei_198_2012_GIAF_Junho_v5.pdf (915389 bytes)

Comunicação à AT dos Elementos dos Documentos de Transporte

23 Abril 2013 GIAF / LG

Devido à publicação de novas portarias em Diário da República (Portarias 160/2013 e 161/2013 de 23 de Abril) que, além da prorrogação do prazo de entrada em vigor destas funcionalidade para 1 de Julho de 2013, trazem novas informações sobre a forma e estrutura dos ficheiros (SAF-T) a comunicar, iremos reagendar a disponibilização de software para data posterior ainda a definir.

À medida que tenhamos informações mais concretas disponibilizaremos, via GIAF.Suporte, esses dados aos nossos clientes.

Portaria_161_2013.pdf (213609 bytes)

ACT - Controlo Emissão Faturas e Documentos de Transporte

15 Abril 2013 GIAF / LG

No decorrer do acompanhamento que a Indra tem vindo a fazer sobre este tema, disponibilizamos hoje nova atualização ao documento descritivo das medidas em curso por parte da Indra, salientando o processo de atualização de software para emissão de documentos de transporte.

Continuamos a acompanhar este assunto, e transmitiremos mais informação através do GIAF.Suporte.

Dec_Lei_198_2012_GIAF_Abril_v4.pdf (869569 bytes)

BP - Estatísticas de Operações e Posições com o Exterior

12 Abril 2013 GIAF / FI

Alertamos os nossos clientes, que iniciamos hoje o processo de disponibilização da atualização do nosso ERP GIAF, para compatibilização com a instrução 27/2012 do Banco de Portugal (BP), permitindo desta forma a divulgação de informação estatística das operações e posições com entidades externas e que influenciam a balança de pagamentos e a posição de investimento internacional de Portugal.

Salientamos que esta nova função se aplica todas as pessoas coletivas residentes em Portugal, ou que nele exerçam atividade, e que efetuem operações económicas ou financeiras com o exterior. Assim, estão obrigadas a comunicar ao Banco de Portugal através do COPE (Comunicação de Operações e Posições com o Exterior), a informação estatística referente a estas operações.

Aproveitamos ainda para destacar que se encontram isentas deste reporte, as entidades que não ultrapassem o valor de 100.000 euros (total anual) de operações económicas e financeiras com o exterior, bem como, as operações relacionadas com deslocações, estadas e transportes que constituam despesas auxiliares à atividade da empresa.

Agradecemos a vossa atenção e disponibilizamo-nos para o esclarecimento de quaisquer questões, através dos GIAF.Suporte.

Encerramento Ano Contablístico Clientes Públicos c/ Plurianuais

11 Abril 2013 GIAF / FI

A Indra disponibilizou aos seus clientes, na área de downloads do GIAF.Suporte, um guia explicativo dos procedimentos no encerramento do ano, que devem ser seguidos pelos clientes públicos com plurianuais do nosso ERP GIAF.

Agradecemos a vossa atenção e disponibilizamo-nos para o esclarecimento de quaisquer questões, através dos GIAF.Suporte.

BP-Estatíst. Oper. e Pos. c/Exterior

01 Março 2013 GIAF / FI

// Atualização da Legislação em Anexo //

No passado dia 28 de Dezembro foi emitida pelo Banco de Portugal uma nova instrução (56/2012) que adia a implementação da instrução 27/2012 para Abril de 2013, fazendo o primeiro reporte relativamente ao mês de Março.

Brevemente será publicado um documento que apresenta a solução que será disponibilizada aos clientes que mantenham o Contrato de Manutenção activo.

3-2013i.pdf (20480 bytes)

OE2013: Atualização de Software (Duod./Sobret. s/ Subsídios)

15 Fevereiro 2013 GIAF / RH

Informamos os nossos clientes, que disponibilizamos hoje uma atualização de software com novas funcionalidades de "Cálculo de Duodécimos" e "Cálculo de Sobretaxa", relativas ao módulo de Recursos Humanos do ERP GIAF.

Estas funcionalidades surgem como complemento das atualizações que temos vindo a disponibilizar e que decorrem essencialmente da adaptação da nossa solução às medidas preconizadas no Orçamento de Estado para 2013.

Como tem vindo a ser veiculado por este canal, continuaremos a acompanhar este processo e a informar os nossos clientes sobre todas as atualizações que entendemos oportunas.

OE2013: Atualização de Datas de Disponibilização de Software

08 Fevereiro 2013 GIAF / RH

Informamos os nossos clientes que foi hoje adicionada (na área de downloads do GIAF.Suporte), informação sobre as datas de disponibilização do upgrade de software, para compatibilização do nosso módulo de Recursos Humanos do GIAF, com os requisitos sobre "Faltas por Doença", decorrentes da aplicação do Orçamento de Estado para 2013.

Realça-se que este atualização apenas se aplica a clientes da função pública.

Continuaremos a acompanhar este assunto, e transmitiremos mais informação através do GIAF.Suporte.

OE2013: Manual Apoio Param. Adic.

28 Janeiro 2013 GIAF / RH

Informamos os nossos estimados clientes, que disponibilizamos hoje na área de downloads do GIAF.Suporte, um novo manual, como complemento às atualizações de software no âmbito do Orçamento de Estado para 2013 - Manual de Apoio Parametrizações Adicionais.

Este manual tem por objetivo destacar as necessidades de parametrização para compatibilização dos diversos módulos, aplicações e funções do ERP GIAF da Indra, com os upgrades recentemente realizados na solução de Recursos Humanos, nomeadamente com novos códigos de movimentos e entidades de desconto.

Agradecemos assim a melhor atenção de todos os nossos clientes às configurações e instruções aí indicadas, no sentido de minimizar eventuais problemas de geração, integração ou apresentação da informação.

OE2013: Declaração Mensal de Remunerações - AT

25 Janeiro 2013 GIAF / RH

A publicação da Portaria n.º6/2013 de 10/01, DR n.º7 - Série 1 aprova a Declaração Mensal de Remunerações AT, determinando que as entidades devedoras de rendimentos do trabalho dependente passam a estar obrigadas a entregar mensalmente uma declaração de modelo oficial, referente àqueles rendimentos e respetivas retenções de imposto, de contribuições obrigatórias para regimes de proteção social e subsistemas legais de saúde, bem como quotizações sindicais relativas ao mês anterior.

Neste sentido, informamos os nossos clientes, que disponibilizamos hoje na área de downloads do GIAF.Suporte, um package de software que permite a instalação de um novo módulo na aplicação de Pessoal e Vencimentos do ERP GIAF da Indra, com objetivo de dar resposta a esta imposição legal.

Como tem vindo a ser veiculado por este canal, continuaremos a acompanhar este processo e a informar os nossos clientes sobre todas as atualizações que entendemos oportunas.

OE2013: Atualiz. Tabelas IRS 2013

16 Janeiro 2013 GIAF / RH

A publicação do Despacho n.º 796-B/2013, aprova as tabelas de retenções na fonte sobre rendimentos de trabalho dependente e sobre pensões, relativas a residentes no Continente, para aplicação em 2013.

Neste sentido, informamos os nossos clientes, que disponibilizamos hoje na área de downloads do GIAF.Suporte, um package de software que permite a atualização das tabelas de IRS para 2013 (Continente), na aplicação de Pessoal e Vencimentos do ERP GIAF da Indra.

Como tem vindo a ser veiculado por este canal, continuaremos a acompanhar este processo e a informar os nossos clientes sobre todas as atualizações que entendemos oportunas.

OE2013: PATCH DE SOFTWARE

15 Janeiro 2013 GIAF / RH

Informamos os nossos clientes, que disponibilizamos hoje na área de downloads do GIAF.Suporte, um novo patch de software, como complemento à atualização de 11 de Janeiro, no âmbito do Orçamento de Estado para 2013.

Este patch visa tratar as seguintes situações, para empresas em que se apliquem reduções remuneratórias:
--> Cálculo de duodécimos de subsídios de Natal para casos de acumulações de funções com taxa fixa 10%;
--> Cálculo de duodécimos de subsídios de Natal para casos de taxas fixas (ecrã de reduções remuneratórias);
--> Cálculo de sobretaxa em casos cuja taxa de redução remuneratória é distinta da taxa de redução dos descontos.

Aproveitamos para referir, que disponibilizamos também para download, uma nova versão do documento de acompanhamento das medidas em curso para atualização do módulo de Recursos Humanos do GIAF, no sentido de definir a data de disponibilização das tabelas de IRS para 2013.

Continuaremos a acompanhar este assunto, e transmitiremos mais informação através do GIAF.Suporte.

OE2013: ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE

11 Janeiro 2013 GIAF / RH

Como tem vindo a ser divulgado por este canal, o Orçamento de Estado para 2013 provoca alterações no nosso módulo de Recursos Humanos do GIAF. Estas alterações têm sido desenvolvidas durante as últimas semanas, em sintonia e sincronia com a análise de legislação, notas técnicas, recomendações/avaliações dos nossos clientes e a aprovação dessas diretrizes legais pelos diversos órgãos públicos envolvidos no processo.

Neste contexto, concluímos precocemente que não poderíamos disponibilizar todo o conjunto de atualizações num único package, pois as datas de disponibilização da informação final sobre cada assunto e as necessidades operacionais dos nossos clientes, eram incompatíveis com essa prática. A título de exemplo, não existe ainda uma previsão de datas de publicação dos novos escalões do IRS, o que não pode ser impeditivo dos nossos clientes realizarem o processamento salarial de Janeiro, com a sobretaxa do IRS e pagamento por duodécimos dos Subsídios de Natal e/ou Férias.

Adicionalmente, gostaríamos também de comunicar as seguintes informações:

--> Em conformidade com a informação que tem sido veiculada, disponibilizamos hoje (11/01) para download no GIAF.Suporte, o primeiro package de software (e manuais de utilizador e instalação), com cobertura funcional para:
------> Sobretaxa do IRS;
------> Cálculo de Duodécimos de Subsídios de Natal e/ou Férias;

--> Estas implementações foram realizadas tendo já presente a necessidade de aplicabilidade ao setor público e privado;

--> Disponibilizamos, a partir da próxima segunda feira (14/01), consultores para suporte exclusivo à instalação/configuração desta atualização. Todos os clientes que necessitem de apoio, devem referir explicitamente este assunto no contacto, para poderem ser rapidamente encaminhados para os recursos destinados a este auxílio técnico e funcional;

Continuaremos a acompanhar este assunto, e transmitiremos mais informação através do GIAF.Suporte.

OE2013: Atualização de Datas de Disp. de Software

10 Janeiro 2013 GIAF / RH

Informamos os nossos clientes que foi hoje publicada a Portaria n.º6/2013 de 10 de Janeiro, que aprova a Declaração Mensal de Remunerações - AT.

Dado que também já se encontra disponível informação relativa ao formato do ficheiro a enviar, foi atualizada a informação disponibilizada na área de downloads do GIAF.Suporte com indicação da data de disponibilização deste desenvolvimento.

Continuaremos a acompanhar este assunto, e transmitiremos mais informação através do GIAF.Suporte.

OE2013: Actualização

04 Janeiro 2013 GIAF / RH

Informamos os nossos clientes que já se encontra disponível na área de downloads do GIAF.Suporte, informação adicional sobre o Orçamento de Estado para 2013, nomeadamente a seguinte:
- Medidas que provocam impacto no módulo de Recursos Humanos do GIAF;
- Alterações que se estão a contemplar nos desenvolvimento, e que se encontram em curso para compatibilização do nosso software;
- Plano/cronograma estimado, para disponibilização das atualizações de software e/ou manuais de apoio;

Continuaremos a acompanhar este assunto, e transmitiremos mais informação através do GIAF.Suporte.

BP - Estatísticas de Operações e Posições com o Exterior

02 Janeiro 2013 GIAF / FI

No passado dia 28 de Dezembro foi emitida pelo Banco de Portugal uma nova instrução (56/2012) que adia a implementação da instrução 27/2012 para Abril de 2013, fazendo o primeiro reporte relativamente ao mês de Março.

Brevemente será publicado um documento que apresenta a solução que será disponibilizada aos clientes que mantenham o Contrato de Manutenção activo.

27-2012i.pdf (34153 bytes)
56-2012i.pdf (20298 bytes)

Código Contributivo Segurança Social

26 Dezembro 2012 GIAF / RH

De acordo com o código contributivo (Lei 110/2009, artº 277) foi incluída a integração progressiva de algumas remunerações na base de incidência da Segurança Social:
>> 33% do valor em 2011
>> 66% do valor em 2012
>> 100% do valor em 2013

Assim, gostaríamos de alertar os nossos clientes que, antes do processamento de Salários de Janeiro de 2013, deverá ser alterada a parametrização dos movimentos que em 2012 tinham uma percentagem de incidência de 66% para 100% (ou em alternativa eliminar a coluna da percentagem).

Essa parametrização encontra-se na aplicação de Pessoal e Vencimentos na seguinte opção:
Outras Opções
->Ligações Externas
--->Lig.CRSS
----->Tabelas
------->Rel. Movimentos/Tipos Rem.

Para mais detalhes podem consultar a informação que foi disponibilizada na área de Downloads do GIAF.Suporte aquando da entrada em vigor do Novo Código Contributivo:
- Processo de Implementação do Novo Código Contributivo
- Manual de Utilizador ¿ Novo Código Contributivo

Orçamento de Estado 2013

21 Dezembro 2012 GIAF / RH

Informamos que se encontra disponível na área de Downloads do GIAF.Suporte informação adicional relacionada com este tema.

ACT - Controlo Emissão Faturas e Documentos de Transporte

21 Dezembro 2012 GIAF / LG

No decorrer do acompanhamento que a Indra tem vindo a fazer sobre este tema, disponibilizamos hoje nova atualização ao documento descritivo das medidas em curso por parte da Indra, destacando alterações de calendário que foram publicadas recentemente e algumas das funções já desenvolvidas.

Continuamos a acompanhar este assunto, e transmitiremos mais informação através do GIAF.Suporte.

Dec_Lei_198_2012_GIAF_Dez20121214_v12.pdf (868146 bytes)

Abertura de Ano Contabilístico

14 Dezembro 2012 GIAF / FI

Tendo em consideração os processos que se aproximam de abertura do ano contabilístico, a Indra já disponibilizou aos seus clientes para download, um guia explicativo dos procedimentos que devem ser seguidos pelos clientes do nosso ERP GIAF.

Agradecemos a vossa atenção e disponibilizamo-nos para o esclarecimento de quaisquer questões, através dos GIAF.Suporte.

ACT - Controlo Emissão Faturas e Documentos de Transporte

14 Dezembro 2012 GIAF / LG

No decorrer do acompanhamento que a Indra tem vindo a fazer sobre este tema, disponibilizamos hoje nova atualização ao documento descritivo das medidas em curso por parte da Indra, destacando alterações de calendário que foram publicadas recentemente e algumas das funções já desenvolvidas.

Continuamos a acompanhar este assunto, e transmitiremos mais informação através do GIAF.Suporte.

Dec_Lei_198_2012_GIAF_Dez20121214_v11.pdf (534465 bytes)

WebInq - Upload no Formulário Eletrónico Online

07 Dezembro 2012 GIAF / LG

O INE (Instituto Nacional de Estatística) encontra-se em processo de desenvolvimento de novas funcionalidades no formulário eletrónico online (WebInq). Como consequência desse processo a utilização da aplicação IDEP/CN8 será descontinuada no final de 2012.

No sentido de acompanhar esta evolução, a Indra fez uma alteração ao software GIAF, para compatibilização da aplicação INTRASTAT para criação de um novo ficheiro em formato CSV para upload no WebInq.

Caso pretendam mais informações sobre a forma de obter acesso a esta nova funcionalidade, por favor entre em contacto connosco através dos canais habituais.

Formulário_Eletrónico_WEBINQ.pdf (128567 bytes)

ACT - Controlo Emissão Faturas e Documentos de Transporte

06 Dezembro 2012 GIAF / LG

No decorrer do acompanhamento que a Indra tem vindo a fazer sobre este tema, e na sequência de esclarecimentos obtidos junto de alguns stakeholders, publicamos nova atualização do documento de enquadramento das medidas em curso para atualização do GIAF, decorrentes da aplicação do Decreto-Lei n.º 198/2012.

Continuamos a acompanhar este assunto, e transmitiremos mais informação através do GIAF.Suporte.

Dec_Lei_198_2012_GIAF_Nov20121128_v9.pdf (451881 bytes)

Orçamento de Estado para 2013

30 Novembro 2012 GIAF / RH

O orçamento de Estado foi apresentado a 15 de Outubro, tendo a versão final sido aprovada a 27 de Novembro de 2012.

A Indra tem vindo a acompanhar este tema, no sentido de aferir o impacto do mesmo no software GIAF, nomeadamente no que diz respeito às alterações dos escalões de IRS e sobretaxa extraordinária.

Continuaremos a realizar o acompanhamento adequado, e logo que existam evoluções sobre este assunto, transmitiremos mais informação através do GIAF.Suporte.

Controlo da Emissão de Faturas e Documentos de Transporte

23 Outubro 2012 GIAF / LG

Tendo em consideração as medidas resultantes da aplicação do Decreto-Lei n.º 198/2012 de 24 de Agosto, sobre "Controlo da Emissão de Faturas e Documentos de Transporte", foi identificado pela Indra alguns impactos aplicacionais na solução GIAF.

Nas conclusões retiradas até à data, as medidas que se nos afiguram com maior impacto, são as seguintes:
- «...são obrigadas a comunicar à Autoridade Tributária (AT), por transmissão eletrónica de dados, os elementos das faturas emitidas nos termos do CIVA...»;
- «...A numeração dos documentos emitidos nos termos do nº 1 deve ser progressiva, contínua e aposta no ato da emissão...»
- «...Os sujeitos passivos são obrigados a comunicar à AT os elementos dos documentos processados, antes do início do transporte...»

O cronograma de resposta ao normativo está condicionado à regulamentação do método de comunicação eletrónica a desenvolver, para que se efetive as comunicações devidas com a AT.

Apesar de até ao momento, ainda não terem sido veiculadas quaisquer orientações no sentido de concretizar em termos práticos a legislação publicada, continuamos a acompanhar este assunto, e transmitiremos mais informação através do GIAF.Suporte.

Dec_Lei_198_2012_GIAF_Out20121016_v5.pdf (515135 bytes)

Alterações ao Código de Trabalho (LEI N.º 23/2012)

03 Setembro 2012 GIAF / RH

Encontra-se disponível na plataforma GIAF.Suporte (acessível a utilizadores registados), um guia para orientar os nossos clientes na configuração do módulo de recursos humanos do GIAF, para suportar as medidas introduzidas no código de trabalho (LEI N.º 23/2012).

Não foi detetada a necessidade de desenvolvimentos adicionais no GIAF (Versão standard) resultantes destas alterações, pelo que o referido documento não tem como objetivo descrever novas funcionalidades, mas apenas servir de orientação a possíveis impactos em parametrizações e utilização de alguns módulos.

Solicita-se contudo que, no caso de ser detetada a necessidade de algum esclarecimento adicional, que possam entrar em contatcto com o GIAF.Suporte ou com o vosso Gestor de Conta.

Certificação do GIAF para a circular 1369 da DGO

03 Setembro 2012 GIAF / OUT

Foi hoje comunicado pela ERIGORE (Equipa de Projectos RIGORE Central Direcção-Geral do Orçamento) que a versão 6.9.0 do nossa solução informática de suporte ao POCP/POC¿Educação (GIAF), cumpre os requisitos estabelecidos na Circular, série A, n.º 1369, reunindo assim as condições necessárias para ser objeto de certificação pela Direção-Geral do Orçamento.

Relatório Único 2012

17 Maio 2012 GIAF / RH

Encontra-se disponível na plataforma GIAF.Suporte (acessível a utilizadores registados), um package de atualização do software GIAF, resultante das novas especificações técnicas disponibilizadas no site do GEP - http://www.gep.msss.gov.pt, sobre alterações ao Relatório Único para 2012 (dados referentes a 2011).

São obrigado a prestar esta informação todos os clientes do setor privado, bem como da Administração Publica que sejam equiparados para este efeito.

A par desta atualização de software, disponibilizamos também o respetivo manual de instalação e manual de utilizador.

Solicitamos assim a todos os nossos clientes afetados por esta medida, que procedam à atualização do GIAF e, em caso de qualquer dúvida ou necessidade de apoio adicional, que contactem o nosso suporte ou o vosso gestor de conta.

Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE)

09 Janeiro 2012 GIAF / RH

Encontra-se disponível na plataforma GIAF.Suporte (acessível a utilizadores registados), um package de atualização de software que permite a disponibilização de um novo módulo no GIAF.

O módulo tem como objetivo auxiliar as organizações a dar cumprimento ao previsto na Lei n.º 57/2011 de 28 de Novembro que institui e regula o funcionamento Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE).

Apresentação_GIAF_ RH_SIOE_V1.pdf (292590 bytes)